Perguntas mais Frequentes

Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
Como acessar o AVA?
  • Acesse o endereço https://ava.niltonlins.br e clique em Acesso aos cursos;
  • Login: digite grd seguido do número de matrícula. Ex: grd20001234
  • Senha: São os 6 primeiros números do seu CPF
O que é o Plano de Tutoria?
  • Cada disciplina possui seu próprio Plano de Tutoria e é fundamental que o mesmo seja uma das primeiras visualizações no AVA. Organize seus estudos a partir do planejamento ali contido, pois o mesmo será seu guia para saber as datas de aulas on-line, atividades de fórum, questionários e avaliações no trimestre. Para ter acesso ao Plano de Tutoria, clique no link Biblioteca Virtual.
Meu curso é EAD, preciso comparecer presencialmente?
  • Pela legislação, os cursos superiores EAD precisam prever atividades presenciais. No seu curso, esses encontros presenciais poderão ser para a realização de provas ou atividades de aprendizagem, a depender da previsão constante no Projeto Pedagógico de Curso. As datas dos momentos presenciais constarão no Plano de Tutoria e são relembrados com antecedência. A falta nos encontros presenciais obrigatórios enseja reprovação por falta se exceder a 25%.
Solicitar 2ª chamada da NI2 (avaliação presencial)
  • Na parte superior do seu AVA, clique em Relacionamento com Aluno e preencha o formulário de solicitação de 2ª chamada.
Como é feito o cálculo das notas?
  • Em cada trimestre o aluno acumulará duas notas institucionais, chamadas de   NI1 e NI2, resultado das atividades on-line e avaliações presenciais realizadas. Essas duas notas serão somadas e depois divididas por dois, resultando na média do aluno.
Felicidade, Bem-estar e Qualidade de Vida
  • Ao iniciar qualquer curso de graduação EAD na Universidade Nilton Lins, você pode fazer o curso da Felicidade, Bem-estar e Qualidade de Vida e terá um certificado de 40 horas se obtiver nota 7,0 (sete) ou superior na avaliação final on-line. Posteriormente, este Certificado poderá ser apresentado para fins de registro das horas complementares obrigatórias de sua graduação.
Como falo com meu professor?
  • Na parte superior do AVA, ao lado do seu nome, tem uma ferramenta (balão) que é a caixa de mensagens, você pode se comunicar com o professor ou mesmo com os colegas de sua turma, outra opção é enviar uma mensagem no link de Tira-dúvidas.
Universitas (Portal do aluno)
Como acessar o Universitas?
  • Acesse o endereço https://universitas.niltonlins.br/ e clique em entrar. 
  • Senha: número de sua matrícula. 
  • Login: São os 6 primeiros números do seu CPF
Efetuar o pagamento de mensalidade
  • Clique em Financeiro e, em seguida, escolha o mês e clique no ícone boleto para que o mesmo seja gerado. Você também tem a opção de escolher pagar no cartão de crédito ou débito, basta clicar no ícone cartão. 
Declaração de matrícula
  • Clique em Protocolo, em seguida escolha Novo Requerimento, na aba Assuntos e escolha declaração de matrícula, faça a justificativa e informe seu e-mail para que a declaração seja encaminhada para o seu endereço eletrônico no prazo de até 72 horas. Clique em confirmar e, para concluir esta ação, clique no ícone cartão, escolhendo a forma de pagamento da taxa.
Reopção de curso
  • Clique em Protocolo e, em seguida, escolha Novo Requerimento, na aba Assuntos escolha declaração de matrícula, faça a justificativa e clique em confirmar. Para concluir esta ação, clique no ícone cartão e escolha a forma de pagamento da taxa.
Reserva de disciplinas
  • Clique em Solicitação de Matrícula, marque as opções todos os cursos, todas as turmas e todos os turnos e, em seguida, marque somente as disciplinas do ciclo que irá cursar. Para concluir, clique no botão azul (seta para baixo) para confirmar as disciplinas. No campo abaixo, Turmas Reservadas, estarão as disciplinas escolhidas.
  • Obs: As datas para a reserva das novas disciplinas ou rematrícula, sempre serão informadas no AVA, bem com os os nomes das novas disciplinas.
Notas
  • Clique em Notas e escolha o trimestre que deseja verificar. Neste campo, estarão somente as médias 1 e 2, a nota do exame final (se for necessário) e o status de aprovado ou reprovado.
Como acompanhar um requerimento?
  • Clique em Protocolo e, em seguida, escolha a opção Requerimentos Ativos ou Requerimentos Concluídos para fazer o acompanhamento.
Clique aqui para fazer
uma pergunta

Ainda com dúvidas?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento com o Aluno e faça sua pergunta.

Faça sua pergunta aqui!